Academia Canto em Trancoso 2017

O Canto em Trancoso está de volta em sua terceira edição, cumprindo com o objetivo do Mozarteum Brasileiro de difundir a música como instrumento da qualidade de vida, transformação social e de desenvolvimento pessoal, em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha.

Serão 6 dias de aulas gratuitas para 50 bolsistas de várias partes do Brasil, com o intuito de promover o aperfeiçoamento de interpretação e técnica de canto para jovens em fase de desenvolvimento de sua carreira e incentivá-los para seus estudos.

As aulas serão ministradas por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) e Marcel Boone (Hochschule für Musik de Basel, Suíça).

Durante o Canto em Trancoso serão escolhidos alguns bolsistas que estudarão na Chorakademie Lübeck, Alemanha.

Todos os bolsistas participarão do concerto de encerramento no dia 8 de julho, às 18h30, no Teatro L’Occitane, em Trancoso – Bahia.

 

Para participar:

  • É preciso ter entre 17 e 28 anos.
  • Inscrever-se entre 3 de abril e 3 de maio, preenchendo o formulário abaixo.
  • Gravar um vídeo de no mínimo cinco minutos e máximo de dez minutos de interpretação do repertório abaixo, com acompanhamento obrigatório de piano. O vídeo deve conter uma apresentação pessoal de 2 minutos, em inglês.
  • 1 ária de Bach ou 1 ária de Händel apenas ‘da capo letra A’ e 1 ária de Mozart ou Haydn.

Processo de seleção:

  • Os 50 melhores colocados, entre todos os inscritos, receberão bolsas de estudos completas (transporte aéreo ou terrestre, hospedagem e alimentação em Trancoso);
  • Os nomes dos alunos selecionados serão divulgados através de e-mail nos dias 01 e 02 de junho.

Sobre o Mozarteum Brasileiro

36 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum Brasileiro surgiu com o compromisso de levar ao público o que há de melhor no mundo da música. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. Além da produção de grandes concertos, o Mozarteum desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, como as masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças, concertos ao ar livre e bolsas de estudo que já beneficiaram cerca de 240 jovens com aulas nas melhores academias internacionais. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York, além de respeitadas companhias de dança, solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck varia em tamanho, dependendo da obra a ser executada e do país onde se apresenta. Mas não varia na busca constante por novos cantores ao redor do mundo. Autônoma, identifica oportunidades para criar um novo e independente perfil, firmando-se como um pool de talentos que visa atingir a excelência. O coral está em seu melhor nível técnico desde 2002, quando começou como parte do Schleswig-Holstein Music Festival. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais, motivada pelo senso de filosofia e processo criativo comum.

Sobre Rolf Beck

A magnífica premiere mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966 foi decisiva para o então jovem estudante de Direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com Helmuth Rilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da Bamberg Symphony Orchestra, que teve performance de sucesso similar. Em 2002, como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.